sábado, 24 de setembro de 2011

Korsakov



Nikolai Andreyevich Rimsky-Korsakov, nascido em 18 de Março de 1844, falecido em 21 de junho de 1908, foi um compositor russo, e um membro do grupo de compositores conhecidos como Os Cinco. Ele era um mestre da orquestração. Seus mais conhecidos composições orquestrais- Capriccio Espagnol , o Russian Easter Festival Overture , e a suíte sinfônica Scheherazade, são considerados grampos do repertório de música clássica, junto com suites e excertos de alguns dos suas 15 óperas. Scheherazade é um exemplo de seus freqüentes usos de conto de fadas e temas folclóricos .
Rimsky-Korsakov acreditava, como seu colega compositor Mily Balakirev e crítico Vladimir Stasov , no desenvolvimento de um nacionalista estilo de música clássica. Este estilo empregava canção folclórica russa e lore, juntamente com elementos exóticos harmônica, melódica e rítmica, em uma prática conhecida como musical orientalismo e se desviava do ocidental tradicional métodos de composição. No entanto, Rimsky-Korsakov apreciando técnicas musicais do Ocidente depois que ele tornou-se professor de composição musical, harmonia e orquestração no Conservatório de São Petersburgo em 1871. Ele empreendeu um programa de três anos rigoroso de auto-educação e se tornou um mestre de métodos ocidentais, incorporando-os ao lado as influências de Mikhail Glinka e outros membros dos Cinco. Suas técnicas de composição e orquestração foram ainda mais enriquecidos por sua exposição às obras de Richard Wagner.
Na maior parte de sua vida, Rimsky-Korsakov combinou sua composição e de ensino com uma carreira no exército russo-primeiro como um oficial da Marinha Imperial Russa , então, como o inspetor civil de Bandas Naval. Ele escreveu que havia desenvolvido uma paixão pelo mar na infância a partir de leitura de livros e audição de Exploits, seu irmão mais velho na Marinha. Este amor pelo mar podem ter influenciado a escrever duas das suas mais conhecidas obras orquestrais, o musical tableau Sadko (não sua ópera mais tarde do mesmo nome) e Scheherazade. Através de seu serviço como Inspetor de Bandas Naval, Rimsky-Korsakov expandiu seu conhecimento de madeira e metais tocando, o que aprimorou suas habilidades na orquestração. Ele passou esse conhecimento para seus alunos, e também a título póstumo através de um livro sobre a orquestração que foi concluído por seu filho-de-lei, Maximilian Steinberg .
Rimsky-Korsakov deixou um considerável conjunto de originais composições nacionalistas russas. Ele preparou obras de Os Cinco de desempenho, que os trouxe para o repertório clássico ativa (embora haja controvérsia sobre sua edição das obras de Modest Mussorgsky ), e uma forma de geração de compositores mais jovens e músicos durante suas décadas como um educador. Rimsky-Korsakov é, portanto, considerado "o arquiteto principal" do que o público da música clássica considera o estilo russo de composição. Sua influência nos compositores mais jovens era particularmente importante. Enquanto o estilo Rimsky-Korsakov foi com base nesses da Glinka, Balakirev, Berlioz Hector e Franz Liszt , ele "transmitiu este estilo diretamente a duas gerações de compositores russos" e influenciou compositores não-russos incluindo Maurice Ravel , Debussy Claude , Paul Dukas e Ottorino Respighi .


APRECIEM a Suíte Sinfônica Scheherazade:  http://www.youtube.com/watch?v=KMKTaLaYBB8

Nenhum comentário:

Postar um comentário