Pyotr Ilyich Tchaikovsky, nascido em 07 de maio de 1840 e falecido em 06 de novembro de 1893, foi um compositor russo da era romântica. Sua produção ampla inclui sinfonias , óperas, ballets, instrumental , música de câmara e canções. Ele escreveu alguns dos mais populares e concertos de música teatrais do repertório clássico, incluindo os balés O Lago dos Cisnes , A Bela Adormecida e O Quebra-Nozes , a Overture 1812 , seu primeiro concerto para piano , suas últimas três sinfonias numeradas, e da ópera Eugene Onegin.
Nascido em uma família de classe média, Tchaikovsky foi educado para uma carreira como funcionário público, apesar de sua óbvia musical precocidade . Ele perseguiu uma carreira musical contra a vontade de sua família, entrando no Conservatório de São Petersburgo em 1862 e graduando-se em 1865. Este formal, a formação orientada para o ocidente o distinguem do movimento contemporâneo nacionalista encarnado pelo influente grupo de jovens compositores russos conhecidos como Os Cinco , com quem a relação profissional de Tchaikovsky foi mista.
Embora ele gostava de muitos sucessos populares, Tchaikovsky nunca foi emocionalmente seguras, e sua vida foi pontuada por crises pessoais e períodos de depressão. Fatores contribuintes foram suprimidos sua homossexualidade e medo de exposição, seu casamento desastroso, e o colapso repentino da relação um duradouro de sua vida adulta, sua associação de 13 anos com a rica viúva Nadezhda von Meck . Em meio ao tumulto da privada reputação pública Tchaikovsky cresceu, ele foi homenageado pelo Tsar, premiado com uma pensão vitalícia e louvados em salas de concerto do mundo. Sua morte súbita com a idade de 53 é geralmente atribuída a cólera , mas alguns atribuem ao suicídio .
Embora perenemente popular com audiências de concertos em todo o mundo, a música de Tchaikovsky foi muitas vezes rejeitado pelos críticos americanos no início do século e meados de 20 como sendo vulgar e sem pensamento elevado. No final do século 20, porém, o status de Tchaikovsky como compositor significativa foi geralmente considerado como seguro.
Em 10 de junho de 1859, com a idade de 19, Tchaikovsky se formou na Escola de Direito com o posto de conselheiro titular, um degrau baixo da escada de serviço civil. Em 15 de junho, ele foi nomeado para o Ministério da Justiça. Seis meses mais tarde ele se tornou um assistente júnior e dois meses depois disso, um assistente senior, onde permaneceu pelo resto de sua carreira de serviço de três anos civis.
Em 1861, Tchaikovsky frequentou aulas de teoria musical organizado pela Sociedade Musical Russa (RMS) e ensinada por Nikolai Zaremba . Um ano depois, ele seguiu Zaremba para o novo Conservatório de São Petersburgo . Tchaikovsky decidiu não desistir de seu posto no Ministério "até que estou bastante certo de que estou destinado a ser um músico em vez de um funcionário público." de 1862 a 1865, estudou harmonia e contraponto com Zaremba, enquanto Anton Rubinstein , diretor e fundador do Conservatório, ensinou-lhe a instrumentação e composição. Em 1863, Tchaikovsky abandonou sua carreira do serviço público e começou a estudar música em tempo integral, graduando-se no Conservatório em dezembro de 1865. Embora Rubinstein ficou impressionado com o talento musical de Tchaikovsky, ele e Zaremba depois entraram em confronto com o jovem compositor sobre a sua Primeira Sinfonia , escrita depois de sua formatura, quando ele apresentou a eles por sua leitura. A sinfonia foi dada a sua primeira apresentação completa em Moscou, em fevereiro de 1868, onde foi bem recebido.
Orientação ocidental Rubinstein musical levou-o em oposição com os nacionalistas grupo de músicos conhecidos como Os Cinco . Como Tchaikovsky foi aluno de Rubinstein mais conhecido, tornou-se um alvo para o grupo, especialmente para Cui César . críticas Cui começou com uma revisão bolhas de uma cantata Tchaikovsky tinha escrito como o seu exercício de graduação do Conservatório. Chamar a peça "débil", Cui escreveu que se Tchaikovsky tinha nenhum dom para a música ", então, pelo menos, um lugar ou outro [a cantata] teria rompido os grilhões do Conservatório". O efeito dessa revisão em Tchaikovsky foi devastador: "A minha visão escureceu, minha cabeça girava, e eu corri para fora do café como um louco .... Todos os dias eu vagava sem rumo pela cidade, repetindo:" Eu sou estéril, insignificante, nada vai sair de mim, eu sou mal-dotado ".
Quando em 1867, renunciou ao cargo de Rubinstein condutor a partir de São Petersburgo da Sociedade Musical Russa orquestra, ele foi substituído pelo compositor Mily Balakirev , líder do The Five. Tchaikovsky, agora Professor de Teoria Musical no Conservatório de Moscovo , já havia prometido a sua Dança das Donzelas Hay (que mais tarde incluiu em sua ópera A Voyevoda , como Danças Características) para a sociedade. Ao apresentar o manuscrito (e talvez consciente de revisão de Cui da cantata de formatura), Tchaikovsky incluiu uma nota para Balakirev, que terminou com um pedido de uma palavra de encorajamento deve as Danças não ser realizada. Possivelmente, sentindo um novo discípulo de Tchaikovsky , Balakirev escreveu "com toda a franqueza" em sua resposta que ele sentia que Tchaikovsky era "um artista de pleno direito". Estas cartas definir o tom para o relacionamento de Tchaikovsky com Balakirev ao longo dos próximos dois anos. Em 1869, os dois entraram em um relacionamento de trabalho, sendo o resultado primeira obra-prima de Tchaikovsky reconhecido, a fantasia-abertura Romeu e Julieta , um trabalho que Os Cinco abraçaram.
Embora, pessoalmente, Tchaikovsky permaneceu em termos amigáveis com a maioria dos Cinco, profissionalmente, ele era geralmente ambivalentes sobre sua música. Apesar da colaboração com Balakirev na fantasia Romeu e Julieta-abertura, Tchaikovsky fez esforços consideráveis para garantir a sua musical independência do grupo, bem como da facção conservadora no Conservatório de São Petersburgo.
De 1867 a 1878, Tchaikovsky combinada seus deveres de professor com a crítica de música , continuando a compor. Algumas das suas obras mais conhecidas deste período incluem o Primeiro Concerto para Piano , a Variações sobre um Tema Rococó para violoncelo e orquestra, a Pequena Rússia e Symphonies quarta , o balé O Lago dos Cisnes e da ópera Eugene Onegin . O Primeiro Concerto para Piano sofreu uma rejeição inicial por sua dedicatória destina, irmão de Anton Rubinstein Nikolai , embora, eventualmente, defendeu o trabalho. O trabalho foi posteriormente estreou em Boston em outubro de 1875, interpretado por Hans von Bülow , cujo pianismo tinha impressionado Tchaikovsky durante uma aparição em Moscou em março de 1874.
Em Moscou, Nikolai Rubinstein com ensino, Tchaikovsky ganhou o seu primeiro gosto da apreciação famoso. Introduzido no Círculo Artístico, um clube fundado por Rubinstein, Tchaikovsky teve uma sensação de status de celebridade social entre amigos e colegas artistas. [47] No entanto, ao longo de um período de cinco anos, Tchaikovsky ficou frustrado com o ensino e encontrou-se com dificuldades financeiras. Ele gradualmente se afastou de Rubinstein, para manter a sua independência da famosa reputação de Rubinstein. No entanto, enquanto a mudança para Moscou foi amargo, cheio de amizade, ciúme e lutas internas, foi bem-sucedido de um ponto profissionais de vista. Obras musicais de Tchaikovsky foram realizadas com freqüência, com poucos atrasos entre sua composição e performances em primeiro lugar, e da publicação (após 1867) de canções e música de piano para o mercado doméstico ajudou a reforçar a popularidade do compositor.
Tem sido comum de que a tensão do casamento e estado emocional de Tchaikovsky imediatamente anterior, pode ter melhorado a criatividade de Tchaikovsky. To some extent, this may have been the case. Até certo ponto, isso pode ter sido o caso. Enquanto a Quarta Sinfonia teve início alguns meses antes de Tchaikovsky casou Antonina, tanto a sinfonia e a ópera Eugene Onegin , sem dúvida, duas das suas melhores composições, são realizadas até como prova dessa criatividade reforçada. Ele terminou ambas as obras nos seis meses entre o seu engajamento e da conclusão do tratamento de repouso após seu colapso casamento. Enquanto em Clarens ele também compôs seu Concerto para violino , com a assistência técnica de um de seus ex-alunos (e possivelmente sua amante), violinista Iosif Kotek . Kotek já havia ajudado a estabelecer o contato entre Tchaikovsky e Nadezhda von Meck, viúva de um magnata ferroviário, que se tornou patrono do compositor e confidente.
Como o Primeiro Concerto para Piano, Concerto para violino foi rejeitada inicialmente pelos seus destina homenageado virtuoso e pedagogo Leopold Auer , e foi estreado por Adolph Brodsky . Enquanto o trabalho acabou alcançando sucesso de público, o público assobiou em sua estréia em Viena, e foi denegrido por crítico musical Eduard Hanslick :
O compositor russo Tchaikovsky é certamente nenhum talento comum, mas sim, um uma inflada, obcecado com a postura como um homem de gênio, e sem qualquer discriminação e gosto ... o mesmo pode ser dito por seu violino novo, longo e ambicioso Concerto Por um tempo ela procede sobriamente, musicalmente, e não sem pensar, mas logo vulgaridade ganhos a mão superior e domina até o fim do primeiro movimento O violino não é mais jogado: é puxou sobre, rasgado, batido preto e azul ... O Adagio está bem no caminho para reconciliar-nos e vencer-nos sobre quando, muito em breve, ele rompe para dar lugar a um final que nos transporta para a jovialidade brutal e miserável de um festival da igreja russa. Vemos uma série de rostos bruto e selvagem, ouve maldições bruto, e sentir o cheiro da bebida. No decorrer de uma discussão de ilustrações obscener, Friedrich Vischer uma vez afirmou que não havia imagens cuja fedor podia-se ver. violino de Tchaikovsky Concerto nos confronta pela primeira vez com a idéia horrível que pode haver composições musicais cujo fedor se pode ouvir. "
Auer disse mais tarde que o comentário Hanslick de que "'o último movimento foi impregnado de vodka' [...] fez de crédito nem a [Hanslick é] o bom senso nem a sua reputação como um crítico."
A intensidade da emoção pessoal fluindo agora através de obras de Tchaikovsky era inteiramente nova para a música russa. [72] Ele levou alguns comentadores russos para colocar seu nome ao lado da de romancista Fyodor Dostoyevsky . [72] Como personagens de Dostoievski, sentiram o herói musical no Tchaikovsky música persistiram em explorar o significado da vida, enquanto preso em um triângulo amoroso-morte-fé fatal. O crítico escreveu Osoovski de Tchaikovsky e Dostoievski: "Com uma paixão escondida que parar tanto em momentos de horror, colapso espiritual total, e encontrar doçura aguda no temor frio do coração diante do abismo, ambos forçam o leitor a experimentar os sentimentos, também. "
Fama de Tchaikovsky entre o público concerto começou a se expandir fora da Rússia, e continuou a crescer dentro dela. Hans von Bülow havia se tornado um campeão fervoroso do trabalho do compositor depois de ouvir um pouco dele em um show em Moscou durante a Quaresma de 1874. Em um jornal alemão no final daquele ano, ele elogiou o primeiro quarteto de cordas , Romeo e Julieta e outras obras , e mais tarde ele pegou muitos Tchaikovsky outras obras, tanto como pianista e maestro. Na França, Camille Benoit começou a introduzir a música de Tchaikovsky para os leitores do Diário et Revue musicale de ParisA música também recebeu uma exposição significativa durante a Exposição Internacional de 1878 em Paris. Embora a reputação de Tchaikovsky como compositor cresceu, um aumento correspondente em performances de suas obras não ocorreu até que ele começou a conduzir-los a si mesmo, começando em meados da década de 1880. No entanto, por volta de 1880, todas as óperas Tchaikovsky tinha completado até que ponto tinha sido encenado, e suas obras orquestrais tinha sido dado performances que foram simpaticamente recebidos.
Nadezhda von Meck foi a rica viúva de um magnata ferroviário russo e um influente mecenas das artes. Tendo já ouviu alguns dos trabalhos de Tchaikovsky, ela foi incentivado por Iosif Kotek encomendar algumas peças de câmara com ele. Seu apoio se tornou um elemento importante na vida de Tchaikovsky, ela acabou pagando-lhe um subsídio anual de 6.000 rublos , o que possibilitou . para ele demitir-se do Conservatório de Moscou em outubro de 1878 com a idade de 38, e se concentrar na composição Com patrocínio von Meck veio uma relação que, por insistência dela, foi principalmente epistolar - ela estipulado eles nunca foram para se encontrarem cara a face. Eles trocaram mais de 1.000 cartas entre 1877 e 1890. Nessas cartas Tchaikovsky foi mais aberto sobre grande parte da sua vida e seus processos criativos do que tinha sido a de qualquer outra pessoa.
Além de ser um apoiante dedicado de obras musicais de Tchaikovsky, Nadezhda von Meck tornou-se um facilitador vital em sua existência do dia-a-dia por seu apoio financeiro e amizade. Como ele explicou a ela:
“Há algo tão especial sobre o nosso relacionamento que muitas vezes deixa-me em minhas trilhas de espanto. Eu lhe disse mais de uma vez, acredito, que você veio me parece a mão do Destino si mesmo, cuidando de mim e me protegendo. O próprio fato de que eu não te conheço pessoalmente, ao sentir tão perto de você, você concorda em meus olhos o estatuto especial de uma presença invisível, mas benevolente, como uma providência benigna.”
Tchaikovsky pode ter sido consciente por quase um ano de dificuldades financeiras de sua padroeira é. Isso não o impediu de continuar a tomar o seu subsídio para concedido (com protestos regulares de sua eterna gratidão), nem que ele oferece para voltar a adiantar-se, recebida com a carta de despedida. Apesar de sua fama crescente em toda a Europa, subsídio von Meck ainda composta por um terço do rendimento do compositor. Enquanto ele pode ter já não precisava dela tanto dinheiro como no passado, a perda de sua amizade e encorajamento foi devastador, ele permaneceu confuso e ressentido sobre seu desaparecimento repentino para os restantes três anos de sua vida.
Czar Alexander III , que permaneceu um devoto da música de Tchaikovsky, conferido um prêmio e uma pensão vitalícia sobre o compositor.
Tchaikovsky retornou a Moscou Conservatório, no Outono de 1879, tendo sido afastado da Rússia por um ano após a desintegração do seu casamento. No entanto, ele rapidamente se demitiu, estabelecendo-se em Kamenka ainda viajando incessantemente. Durante estes anos, a garantia de uma renda regular de Nadezhda von Meck, ele vagou pela Europa e Rússia rural, nunca permanecendo muito tempo em qualquer lugar e viver sozinhos, principalmente, evitar o contato social, sempre que possível. Isso pode ter sido em parte devido a problemas com Antonina, que alternadamente acordado, então, recusou-se, o divórcio, em um ponto exacerbando assuntos movendo para um apartamento diretamente acima de seu marido. Tchaikovsky listadas acusações Antonina para ele em detalhes para Modest: "Eu sou um enganador que se casou com ela, a fim de esconder a minha verdadeira natureza ... Eu insultou todos os dias, seus sofrimentos para as minhas mãos eram grandes ... ela está consternada com a minha vergonha vice, etc, etc " É possível que ele viveu o resto de sua vida no temor do poder Antonina para expor publicamente suas inclinações sexuais. Estes fatores podem explicar por que, com exceção do trio de piano que ele escreveu sobre a morte de Nikolai Rubinstein, o seu melhor trabalho a partir deste período encontra-se em gêneros que não dependem muito da expressão pessoal.
Embora a reputação de Tchaikovsky cresceu rapidamente fora da Rússia, foi, como Alexandre Benois escreveu em suas memórias ", considerado obrigatório [em progressiva círculos musicais da Rússia] para tratar Tchaikovsky como um renegado, um mestre excessivamente dependente do Ocidente." Em 1880 avaliação isso mudou, praticamente durante a noite. Durante as cerimônias de comemoração para o Monumento Pushkin, em Moscou, Dostoievski carregadas que Alexander Pushkin tinha dado um chamado profético para a Rússia pela "unidade universal" com o Ocidente. aclamação Um sem precedentes para a propagação de Dostoievski mensagem por toda a Rússia, e desdém para a música de Tchaikovsky dissipada . Até fez um culto que segue entre os jovens intelectuais de St. Petersburg, incluindo Benois, Bakst Léon e Sergei Diaghilev . [90]
Em 1880, a Catedral de Cristo Salvador , encomendado pelo czar Alexandre I para comemorar a derrota de Napoleão em 1812, foi quase completo em Moscou, o 25 º aniversário da coroação de Alexandre II em 1881 era iminente; e de 1882 Moscow Arts and Exhibition Industry estava em fase de planejamento. Nikolai Rubinstein sugeriu um pedaço grande comemorativas para utilização em festividades relacionadas. Tchaikovsky iniciou o projeto em outubro de 1880, terminando o prazo de seis semanas. Ele escreveu a Nadezhda von Meck que o trabalho resultante, a Overture 1812 , seria "muito forte e barulhento, mas eu escrevi sem sentimento caloroso de amor, e, portanto, provavelmente haverá nenhum mérito artístico nele." Ele também alertou maestro Eduard Napravnik que "não será de todo surpreso e ofendido se você achar que ele está em um estilo adequado para concertos sinfônicos." No entanto, este trabalho se tornou para muitos, como Tchaikovsky autoridade Professor David Brown expressou, "a peça de Tchaikovsky eles sabem melhor."
Em 23 de março de 1881, Nikolai Rubinstein morreu em Paris . Tchaikovsky foi de férias em Roma , e ele foi imediatamente para assistir ao funeral em Paris por seu mentor muito respeitado, mas chegou tarde demais (embora ele fosse parte de um grupo de pessoas que viram o caixão de Rubinstein fora em um trem de volta para a Rússia). Em dezembro, ele começou a trabalhar em seu Trio para piano em lá menor ", dedicado à memória de um grande artista." O trio foi realizada pela primeira vez em particular no Conservatório de Moscou, onde Rubinstein havia sido diretor, no primeiro aniversário de sua morte por três dos seus funcionários e pianista Sergei Taneyev , violinista Jan Hřímalý e o violoncelista Wilhelm Fitzenhagen . A peça se tornou extremamente popular durante a vida do compositor e, em uma ironia do destino, tornou-se próprio Tchaikovsky elegia quando jogado em concertos memorial em Moscou e São Petersburgo em novembro de 1893.
Durante 1884, agora com 44 anos de idade, Tchaikovsky começou a derramar o seu insociabilidade e inquietação Em março daquele ano czar Alexander III que lhe confere a Ordem de São Vladimir (quarta classe), que trazia consigo nobreza hereditária e ganhou Tchaikovsky uma audiência pessoal com o czar. A decoração do czar foi um visível selo de aprovação oficial, que ajudou a reabilitação social de Tchaikovsky. Esta reabilitação pode ter sido cimentada na mente do compositor com o sucesso extremo de sua No. Suíte Orquestral 3 em sua janeiro 1885 estréia em São Petersburgo, sob Hans von Bülow 's direção. Tchaikovsky escreveu a Nadezhda von Meck: "Eu nunca vi tal triunfo vi toda a audiência foi transferida, e grato a mim Esses momentos são os mais finos adornos da vida de um artista Graças a estes que é... vale a pena viver e trabalhadoras ". A imprensa também foi unanimemente favoráveis.
Em 1885, depois de Tchaikovsky reassentados na Rússia, o czar perguntou pessoalmente para uma nova produção de Eugene Onegin a ser encenada em São Petersburgo. A ópera já havia sido visto apenas em Moscou, produzido por um conjunto de estudantes do Conservatório. Apesar de recepção crítica para a produção de São Petersburgo de Onegin foi negativo, a ópera chamou casas cheias todas as noites, 15 anos mais tarde irmão Modest do compositor identificou este como o momento Tchaikovsky ficou conhecido e apreciado pelas massas, e ele alcançou o maior grau de popularidade jamais concedido a um compositor russo. Notícias de propagação da ópera de sucesso, e o trabalho foi produzido por casas de ópera em toda a Rússia e no exterior.
Uma característica da produção de São Petersburgo de Onegin era que Alexander III solicitou que a ópera não ser encenado no Teatro Mariyinsky mas no Teatro Bolshoi Kamennïy . Isso serviu percebe que a música de Tchaikovsky foi a substituição de ópera italiana como a arte oficial imperial. Além disso, graças a Ivan Vsevolozhsky , diretor do Teatro Imperial e um patrono do compositor, Tchaikovsky foi premiado com uma pensão vitalícia de 3.000 rublos por ano a partir da Tsar. Isto essencialmente fez dele o compositor da corte do premier, na prática, se não no título real.
Enquanto ele ainda se sentia um desprezo pela vida pública, Tchaikovsky agora participaram nele por duas razões: sua fama crescente e que ele sentia era o seu dever de promover a música russa. Para este fim, ele ajudou a sustentar sua ex-pupila Taneyev, que agora era diretor do Conservatório de Moscou, participando de avaliações dos alunos e negociar as relações, por vezes sensíveis entre os vários membros da equipe. Tchaikovsky também atuou como diretor da filial de Moscou da Sociedade Musical Russa durante a temporada 1889-1890. Neste post, ele convidou uma série de celebridades internacionais para conduta, incluindo Johannes Brahms , Dvorák Antonín e Jules Massenet , embora nem todos eles aceitaram seu convite.
Outra área em que Tchaikovsky promovido música russa, em geral, bem como suas próprias composições foi como maestro convidado. Em janeiro de 1887, substituída no Teatro Bolshoi em Moscovo, em curto prazo para as três primeiras performances de sua ópera Cherevichki . Ele queria conquistar a realização de pelo menos uma década, quando viu que o sucesso fora da Rússia dependia até certo ponto em sua condução de suas próprias obras. Dentro de um ano das performances Cherevichki, Tchaikovsky estava na demanda considerável em toda a Europa e a Rússia, que o ajudou a superar ao longo da vida o medo do palco e aumentou sua autoconfiança. Conduzindo o trouxe para a América em 1891, onde liderou o New York Music Society de orquestra em seu Festival Coroação de Março, o concerto inaugural da Nova York, Carnegie Hall .
Tchaikovsky em 1888 levou a estréia de sua Quinta Sinfonia em Saint Petersburg, repetindo o trabalho de uma semana mais tarde, com a primeira apresentação de seu poema tom Hamlet . Embora ambos os trabalhos foram recebidos com entusiasmo pelo público extremos, os críticos mostraram hostis, com César Cui chamando a sinfonia "rotina" e "meretrício". Sem desanimar, Tchaikovsky continuou a conduzir a sinfonia na Rússia e na Europa.
Em novembro de 1887, Tchaikovsky chegou a São Petersburgo a tempo de ouvir vários dos concertos sinfônicos russos , que eram dedicados exclusivamente à música de compositores russos. Um destes concertos inclui a primeira apresentação completa da versão final de sua Primeira Sinfonia ;. outra contou com a estréia da versão revista da Terceira Sinfonia de Rimsky-Korsakov Antes desta visita Tchaikovsky tinha passado muito tempo manter contato com Rimsky- Korsakov e aqueles ao seu redor. Rimsky-Korsakov, junto com Alexander Glazunov , Lyadov Anatoly e vários outros compositores nacionalistas minded e músicos, formou um grupo chamado círculo Belyayev . Este grupo foi nomeado após madeira comerciante Mitrofan Belyayev , um músico amador que se tornou padroeira da música e influente editora depois de ter tomado um interesse no trabalho de Glazunov é. (Belyayev também financiou o Concertos Sinfônicos Russos como um fórum de compositores nacionais a ter suas obras ouvidas em público.) Durante a visita de Tchaikovsky, ele passou muito tempo na companhia de Glazunov, Lyadov e Rimsky-Korsakov, e a relação um pouco cheio, ele tinha sofrido com o antecessor do círculo Belyayev, The Five, melded em algo mais harmonioso. Este relacionamento durou até a morte de Tchaikovsky em 1893 atrasado.
Um outro benefício da amizade de Tchaikovsky com Glazunov, Lyadov e Rimsky-Korsakov foi um aumento da confiança em suas próprias habilidades como compositor, juntamente com uma disposição de deixar as suas obras musicais estar ao lado dos seus contemporâneos. Tchaikovsky escreveu a Nadezhda von Meck, em janeiro de 1889, depois de ter sido mais uma vez bem representada em concertos Belyayev, que ele tinha "sempre tentou colocar-me fora de todas as partes e para mostrar de todas as maneiras possíveis que eu amo e respeito todo público honrado e talentoso figura na música, seja qual for sua tendência ", e que ele considerava-se" lisonjeado por aparecer na plataforma de concerto "ao lado de compositores no círculo Belyayev. Este foi um reconhecimento sincero de prontidão para sua música para ser ouvida com o daqueles compositores, entregue em um tom de confiança implícita de que não havia comparações a partir do qual a temer.
Em 1892, Tchaikovsky foi eleito membro da Académie des Beaux-Arts na França, ele foi apenas o russo segundo, depois o escultor Mark Antokolski , para ser tão honrado. No ano seguinte, a Universidade de Cambridge na Grã-Bretanha concedido
Tchaikovsky morreu em São Petersburgo em 06 de novembro de 1893, nove dias após a estréia de sua Sexta Sinfonia , a Patética.. Apesar de apenas 53 anos, ele viveu uma vida longa em comparação com muitos compositores russos do século 19. Ele foi enterrado no Tikhvin Cemitério do Mosteiro Alexander Nevsky, perto dos túmulos dos companheiros de compositores Alexander Borodin , Mikhail Glinka , e Modest Mussorgsky , mais tarde, Nikolai Rimsky-Korsakov e Mily Balakirev também foram enterrados nas proximidades. Devido à da Patética inovação formal e o conteúdo emocional esmagadora de seus movimentos exteriores, o trabalho foi recebido pelo público com incompreensão silenciosa em sua primeira apresentação. A segunda apresentação, liderada por Napravnik, ocorreu 20 dias depois em um concerto memorial e foi muito mais favoravelmente recebido. A Patética desde então se tornou um dos melhores trabalhos de Tchaikovsky conhecido.
A morte de Tchaikovsky tem sido tradicionalmente atribuída à cólera , provavelmente contraída através de ingestão de água contaminada alguns dias antes. No entanto, alguns, inclusive Inglês musicólogo e autoridade Tchaikovsky David Brown e biógrafo Anthony Holden , têm teorizado que sua morte foi um suicídio. De acordo com uma variação da teoria, uma sentença do suicídio foi imposta em um "tribunal de honra" por seus colegas de faculdade de Tchaikovsky da Escola St. Petersburg imperial de Jurisprudência, como uma censura da homossexualidade do compositor. Esta teoria não comprovada foi abordad publicamente pelo russo musicólogo Alexandra Orlava em 1979, quando emigrou para o ocidente. Wiley escreve no New Grove (2001). “A polêmica sobre a morte de Tchaikovsky chegaram a um impasse, rumor anexado ao morrer famoso difícil. Quanto a doenças, problemas de evidência e oferecer pouca esperança e solução satisfatória, estado de dignóstico, a confusão de testemunhas, desconsideração de efeitos a longo prazo do fumo e do álcool. Nós não sabemos como Tchaikovsky morreu. Talvez nunca venhamos a descobrir.
APRECIEM O Quebra Nozes: http://www.youtube.com/watch?v=_LxskPIwfBU
Nenhum comentário:
Postar um comentário